Duas equipes da rede estadual de ensino estão entre as vencedoras da 2ª Olimpíada Nacional de Aplicativos (Onda). Os pernambucanos levaram o título de campeã e vice-campeã. A olimpíada foi composta por três fases eliminatórias, com participação de 64 equipes de todo o país, entre julho e dezembro de 2018.
A competição teve como objetivo incentivar o desenvolvimento de tecnologias que contribuam para a transformação social e ambiental a partir de reflexões sobre o desenvolvimento sustentável e os principais problemas ambientais.
Os vencedores participarão da cerimônia de premiação, que será realizada na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), onde terão a oportunidade de apresentar seus aplicativos para investidores.
Para participar da olimpíada, os participantes desenvolveram um aplicativo, escolheram um tema e consideraram seu público alvo. Em seguida, a equipe teria que pensar na interface desse app para atender a esse grupo de indivíduos.
Além disso, os estudantes precisaram pensar em que sistema operacional o software iria rodar, sua estrutura de navegação, comportamento que deveria ter (online e offline), integração com redes sociais e evitar que o usuário tenha que realizar muitos cliques ao utilizar o aplicativo. O número de curtidas e compartilhamentos nas redes sociais também foi critério de avaliação e contagem de ponto.
Direcionado para a área sustentável, o app campeão da olimpíada, Green World, com 639 curtidas, 55.271 compartilhamentos e pontuação geral de 95,16, foi desenvolvido pelos estudantes Emili Jamilly Florêncio, José Guilherme Lima e Samuel Francisco da Silva, da Escola Técnica Estadual (ETE) Ministro Fernando Lyra, em Caruaru.
O projeto vem com a proposta de conscientizar as pessoas sobre o uso consciente da água e da energia e compartilhar ideias sustentáveis. Além disso, o app traz ícones direcionados para a conscientização da reciclagem de produtos, cuidados com o meio ambiente, informes sobre as conferências do clima como a Rio-92, por exemplo, bem como o descarte correto de materiais e como fazer o seu reaproveitamento.
Já o aplicativo EccoApp, que ficou em segundo lugar, foi criado pelos estudantes Lucas Barbosa Vasconcelos, Marco Vinícius de Arruda da Silva e Yalle Camilli Macedo, também da ETE Ministro Fernando Lyra, contabilizou 573 curtidas, 34.033 compartilhamentos e registrou 80,17 na pontuação geral. O software tem o intuito de contribuir para a diminuição do mau uso da energia, água e materiais recicláveis como garrafas pet, latas entre outros.
O aplicativo também ensina várias maneiras de preservação da natureza e os impactos econômicos que essas ações trazem. O app ainda mostra os principais pontos da cidade onde há locais de descarte de lixos de maneira consciente com e-mail e contato desses estabelecimentos.
Fonte: Agência PE4