A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), em Caruaru, informa que a situação do banco de sangue é delicada. Segundo a instituição, nesta terça-feira (11), o estoque de sangue chegou ao nível crítico, principalmente do grupo sanguíneo A+.
De acordo com o Hemope Caruaru, devido à pandemia de Covid-19, desde o mês de março, a quantidade de doadores reduziu consideravelmente. Ontem dia (10), apenas 49 doadores foram até o Hemocentro. O número é muito abaixo da média, pois a unidade recebia às segundas-feiras o dobro desse quantitativo.
A Fundação faz um apelo para que as pessoas sigam doando. E assim garantir que os atendimentos às pessoas que precisam de sangue sejam prestados. Para doar é preciso ter entre 16 e 60 anos e pesar mais de 50 kg. Para os menores de 18 anos, é necessário autorização e acompanhamento de um responsável durante a doação. Em todos os casos, o doador precisa estar se sentindo bem e não pode estar doente.
Quem puder doar, pode agendar a doação de sangue através do número: 3719-9569, mas também é possível comparecer sem agendamento prévio. O Hemope Caruaru fica na Avenida Oswaldo Cruz, ao lado do hospital São Sebastião, no bairro Maurício de Nassau. A unidade funciona de segunda a sexta das 7h30m às 17h.
Da Redação