Na manhã desta quarta-feira (02), a Diocese de Caruaru realizou uma coletiva online para divulgação da programação dos 10 dias de festa. Na oportunidade, o Pe. Zenilson Tibúrcio, pároco da Catedral, comunicou que no dia 15 de setembro será realizado um momento muito bonito para aqueles que não estão podendo participar das celebrações devido às regras determinadas para o período da pandemia.
Desta forma, às 07h30 da manhã a imagem de Nossa Senhora das Dores ficará exposta na frente da Catedral para que as pessoas possam passar nos seus veículos e fazer seu momento de oração e veneração à padroeira. O trecho ficará interditado na altura do Palácio Episcopal para passagem apenas dos veículos de pessoas que desejem fazer suas orações, para ao demais o fluxo será desviado pela rua Dácio Espósito.
O mês de setembro é marcado pela devoção a Nossa Senhora das Dores. Em Caruaru, essa tradição é ainda mais forte, pois ela é padroeira da cidade e da Diocese. Neste ano, devido a pandemia que modificou a rotina e as possibilidades de presença em eventos, a programação terá início no próximo domingo, 06 de setembro, e seguirá as regras estabelecidas no decreto da Diocese de Caruaru.
Desta forma, para participar das celebrações será necessário agendar previamente pelo telefone (81) 3721-1642, ou ainda pelo Facebook ou Instagram da Catedral de Caruaru.
A festa terá início no dia 06, às 17h40, com a acolhida da procissão motorizada com a bandeira da Padroeira vinda da Paróquia da Sagrada Família. Em seguida, às 18h, o bispo emérito de Caruaru, Dom Bernardino Marchió celebrará a Santa Missa.
De segunda a sábado, a programação terá início às 06h da manhã com o Ofício de Nossa Senhora, 7h a Santa Missa, 11h30 a adoração ao Santíssimo Sacramento, 15h o Terço da Divina Misericórdia e Recitação das Dores de Maria, 17h a novena da tarde e às 19h30 a Santa Missa.
Já no domingo (13), a programação inicia às 06h com o Ofício de Nossa Senhora, seguido da Santa Missa às 06h30 e às 11h, o Terço da Divina Misericórdia às 15h, Novena da Tarde às 16h e Santa Missa às 18h.
Na terça-feira, 15 de setembro, dia da Solenidade de Nossa Senhora das Dores a programação será iniciada às 6h com o Ofício de Nossa Senhora, às 7h o Ofício de Laudes será cantado pelos seminaristas do Seminário Interdiocesano que carrega o nome da padroeira. Neste momento será feita a entronização da imagem em frente a Catedral.
No dia 15 as celebrações eucarísticas serão realizadas às 8h, 10h, 15h e 17h, sendo a das 10h a Missa Solene presidida pelo bispo diocesano Dom José Ruy. Às 18h30 a programação culminará em uma peregrinação da imagem de Nossa Senhora das Dores pelas ruas da cidade.
Da Redação