A vacinação contra a Covid-19 foi iniciada na manhã desta quarta-feira (20) na Casa dos Pobres São Francisco de Assis, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A instituição filantrópica de longa permanência conta atualmente com 59 idosos.
A primeira pessoa vacinada foi Janice Silva, de 69 anos, que mora há 10 anos no abrigo. "A gente se sente muito emocionada porque chegou a época da vacina e nós não tivemos nada. Por um milagre, não tivemos nada, graças a Deus. Agora é uma esperança para a gente. Está chegando agora a vacina", afirmou a idosa.
Durante o período mais crítico da pandemia, 36 idosos foram infectados com o novo coronavírus. Destes, 11 morreram em decorrência de complicações causadas pela doença. Presidente da instituição há mais de 27 anos, Edson Bezerra acredita que o pior já passou.
"É um momento de muito esperança, tendo em vista o que a gente passou, as perdas que tivemos. É um momento de esperança para que não aconteça mais o que aconteceu no ano passado. A gente tem aquela certeza que dias melhores virão. O que passou é lamentar e corrigir algum erro que tenha acontecido", comentou Edson Bezerra.
A Casa, que também conta com atendimentos externos, está com estes serviços suspensos por conta da pandemia. Um dos 66 funcionários da instituição é a assistente social Damares Tanaka. "Para nós é um momento de alegria. Estávamos na expectativa desse momento acontecer. Tudo mexeu muito com a rotina dos moradores, dos colaboradores, para nós é um momento triunfal", destacou.
Fonte: G1