Em coletiva de imprensa virtual, nesta quarta-feira (26), a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, anunciou que irá enviar novos ofícios para a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e para o Ministério da Saúde para solicitar doses extras de vacina contra a Covid-19 para o Agreste de Pernambuco, que vive um momento de aceleração exponencial da doença.
Raquel defendeu que a vacina é o "único caminho" para que a região saia desse momento crítico e citou exemplos já vistos no Brasil em situações semelhantes à qual passa o Agreste.
"Essa indicação de um território específico onde há um momento mais crítico para receber mais vacinas já foi feita no nosso País. Na região Norte, a cidade de Manaus recebeu mais vacinas quando teve o momento mais crítico e, recentemente, São Luís, no Maranhão, também recebeu doses extras para garantir a vacinação da população de maneira mais rápida", disse a prefeita, acrescentado que o Agreste deve ser visto como prioridade.
"Se somos a região mais crítica, que possamos ser atendidos com prioridade, com mais vacina", completou Raquel.
O Ministério da Saúde informou à reportagem que o Estado tem autonomia para decidir a estratégia local de vacinação a partir das doses recebidas - nesta quarta, por exemplo, Pernambuco recebeu um lote com 241 mil doses do imunizante da AstraZeneca.
A pasta federal disse ainda que reuniões da gestão tripartite (União, Estados e Municípios) podem receber pedidos de lotes extras, que serão analisados e deferidos ou não.
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) afirmou que a sugestão de Caruaru -de remanejar as doses- será colocada em pauta na próxima reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
Ainda no comunicado oficial, a SES-PE salienta que a cidade do Agreste foi a que mais recebeu investimentos do Governo do Estado durante a pandemia.
Redação Mix