Hoje 15 de setembro é celebrado o dia de Nossa Senhora das Dores, a padroeira de Caruaru e também da Diocese. A festa de Nossa Senhora das Dores, teve início no domingo, dia 5 de setembro, é sempre uma data especial, e celebrada por milhares de fiéis que aguardam ansiosamente a chegada da festividade para estarem ainda mais unidos à Maria.
Por dois anos consecutivos, devido à pandemia, o período é celebrado de maneira atípica, através de novas regras e protocolos de segurança, que não fazem perder a grandeza e beleza do momento de fé e devoção. As celebrações acontecem na Catedral, no Centro de Caruaru.
“Doce Coração de Maria, sede nossa salvação” é o tema da festa, e é também o responsável por nos lembrar de maneira ainda mais intensa, nesses dias difíceis em que estamos vivendo, que a doçura do Coração de Maria sempre será o alento que necessitamos.
O tema da festa deste ano está totalmente ligado ao do ano anterior, onde suplicávamos a Virgem Santíssima: “Vosso olhar misericordioso a nós volvei”.
Em 2020, no primeiro ano que celebrávamos a festa em meio a pandemia, recorríamos com fervor ao olhar misericordioso da mãe, que nos ampararia e nos daria força para seguir. Assim se fez e, aqui estamos em 2021, completando a moção dada sobre o cuidado de Maria por nós.
“O título de Nossa Senhora das Dores remete também a todas as pessoas que todos os dias enfrentam suas cruzes, seus desafios e seus obstáculos. Assim, acreditamos que a doçura dela nos assiste em cada dificuldade, já que a Mãe das Dores soube acreditar, e com firmeza de fé, bem viver, a dor, estando de pé, diante do seu filho crucificado”, destaca o Padre Zenilson, pároco da Catedral de Nossa Senhora das Dores.
Da Redação