Em virtude de uma pane elétrica ocorrida em uma estação elevatória (sistema de bombeamento) pertencente ao Sistema Jucazinho, que provocou a queima de alguns equipamentos, a Compesa precisou suspender o abastecimento de água de 19 bairros de Caruaru para a realização de serviços de manutenção emergencial. Já no início da tarde desta quarta-feira (25), foi identificado um vazamento entre as Elevatórias 1 e 2 do Sistema Prata, que reduziu em 30% a vazão, o que afeta o fornecimento de água de outras localidades da cidade.
As áreas atendidas pelo Sistema Jucazinho, que estão com o abastecimento suspenso são: São José 1 e 2, Rendeiras (parte alta), Cidade Jardim, Gonçalves Ferreira, Salgado e São João da Escócia (parte baixa), Luiz Gonzaga, Neuza Garcia e os Loteamentos Paraíso, Cidade Agreste, Serranópolis, Mirante do Vale, Luiz Mariano, Luar de Caruaru. Além do Rafael (lado posto de saúde), Lajes, Contendas (lado parque Milanny) e Palmatória, no 2° distrito, em Caruaru.
As bairros atendidos pelo Sistema Prata que estão com redução de vazão são: Xique Xique, Maurício de Nassau, Universitário, Divinópolis, São Francisco, Pinheirópolis, Petrópolis, Santa Rosa, Vassoural, Indianópolis e José Liberato (parte alta), Vila Serena, Morada Verde, Centro, Monte Bom Jesus, Parque da Cidade 1 e 2, Nova Caruaru, Residencial Alto do Moura, Vila Cipó, Adalgisa Nunes 1 e 2, Encanto da Serra e Alto da Banana.
As intervenções corretivas nos dois sistemas estão em andamento e a previsão é que sejam concluídas até às 18h desta quinta-feira (26).
A Compesa informa, ainda, que a normalização da distribuição, ou seja, para que a água chegue em todos os pontos da cidade com as pressões adequadas, leva um tempo para acontecer. Quando do retorno da operação de um sistema, é necessário um período para o enchimento das adutoras, tratamento da água, armazenamento em reservatórios até seguir pela rede de distribuição para as residências.