Quem nunca ficou meses ou anos com aquele celular de tela quebrada? Mesmo após anos de inovação tecnológica, as grandes empresas de tecnologia ainda não inventaram uma forma de tornar os vidros que compõem as telas em materiais mais resistentes à queda.
Para fugir desse problema, pesquisadores da Universidade McGill, no Canadá, criaram um vidro inspirado em conchas de moluscos. O novo composto promete ser super resistente a impactos pois imita a parte interna das conchas conhecidas como nácar ou madrepérola.
A invenção possui uma boa transparência, o que significa ser ideal para a construção de aparelhos celular. “Nosso novo composto não é apenas três vezes mais resistente do que o vidro convencional, mas também é cinco vezes mais forte e resistente a fraturas e outros danos causados por impactos comuns”, afirma o professor de bioengenharia, Allen Ehriicher.
O material não estilhaça por ter uma elasticidade semelhante ao plástico. As camadas de floco e acrílico impedem que pedaços se espalhem pela estrutura, criando altamente resistente fácil de ser manipulado.
“O próximo passo será melhorar o material incorporando uma tecnologia inteligente, permitindo que o vidro altere suas propriedades, como cor, mecânica e condutividade de maneira autônoma. Esse método é escalonável e pode ser aplicado na fabricação de telas mais fortes para smartphones e outros dispositivos”, disse o engenheiro mecânico Ali Amini.