Os juros do rotativo do cartão de crédito não poderão ultrapassar 100% do valor da dívida a partir desta quarta-feira 03 de janeiro.
A medida prevista na lei do Desenrola foi sancionada pelo presidente Lula no início de outubro. Naquele mês, os juros do rotativo superaram os 430% ao ano.
O que é crédito rotativo?
O crédito rotativo é oferecido quando o consumidor não paga o valor total da fatura do cartão de crédito até o vencimento. Nesse caso, o valor excedente é colocado para a fatura do mês seguinte, acrescido de juros, e somado ao valor que já estava previsto para aquela parcela.
Por exemplo: com uma dívida original de R$ 100, o valor a ser pago, com juros e encargos, não poderá passar de R$ 200.
O novo teto só vale para dívidas feitas a partir de hoje. Apesar da limitação dos juros, o professor de economia do Insper, Otto Nogami, recomenda só gastar no cartão de crédito se tiver o dinheiro guardado ou até aplicado para quitar a próxima fatura.
A Federação Brasileira de Bancos afirmou que a regulamentação do Conselho Monetário Nacional disciplinou pontos cruciais para a correta aplicação da lei que limita os juros do rotativo.
Mas segundo a Febraban, as causas dos elevados juros do rotativo não foram estruturalmente solucionadas, o que impacta diretamente os consumidores que precisam dessa linha de crédito.