Manchas de óleo foram registradas na Praia dos Carneiros, em Tamandaré, no Litoral Sul de Pernambuco, uma das mais procuradas pelos turistas. As manchas voltaram a surgir no estado na quinta (17), em São José da Coroa Grande. Peritos da Polícia Federal foram à cidade recolher amostras do material que chegou à praia.
Por volta das 11h30, a Prefeitura de Tamandaré confirmou que os arrecifes foram atingidos pelo óleo. Segundo o biólogo marinho Clemente Coelho Junior, que também é professor da Universidade de Pernambuco (UPE), a limpeza do arrecife é "praticamente impossível" porque ele é poroso e absorve a substância.
O dano na barreira próxima a Carneiros foi em uma área reduzida, mas não se sabe a dimensão do desastre ambiental na região, segundo o pesquisador. "Atingiu uma pequena parte dos arrecifes, mas não se tem uma vistoria em outros bancos de arrecifes, apenas nesse que está colado à Praia de Carneiros", declarou.
A recuperação da área atingida pelo óleo vai levar décadas, afirmou ainda. "Eu diria que é maior tragédia ambiental do litoral brasileiro.Temos que prestar atenção ao que vem acontecendo. A gente está correndo o tempo todo atrás desse óleo", disse, cobrando a identificação do ponto de origem do problema.
O capitão da Marinha Gilson Cunha, que faz parte da equipe que saiu do Rio Grande do Norte para auxiliar os trabalhos em Pernambuco, apontou que o clima ajudou no avanço do óleo pelo litoral pernambucano. "A força do vento aumentou e isso facilitou a chegada de novas camadas de óleo, atingindo Carneiros", disse.
Voluntários se mobilizaram para auxiliar na ação de limpeza da Praia dos Carneiros, atingida principalmente na altura do restaurante Bora-Bora. A prefeitura da cidade vinha monitorando a área desde setembro e, com a chegada do óleo, deslocou as equipes para atuar na limpeza. O trabalho de retirada do óleo é feito manualmente.
Fonte: Agência PE4