Embalada pelo clima de Carnaval já instaurado no estado, a OAB Pernambuco, lançou uma campanha de alerta para a importância do combate à importunação sexual contra mulheres durante o Carnaval, quando os números de casos têm um aumento significativos. A cartilha “Não brinque com os meus direitos” gratuita e disponível on-line, traz uma série de orientações para garantir que as mulheres se empoderem de informações importantes para quem vai cair na folia.
O material explica a diferença entre assédio e importunação sexual, além de mostrar como é possível fazer uma denúncia e o procedimento a ser adotado nas delegacias. Outro alerta importante que a cartilha traz trata da hipersexualização de mulheres negras e da importância do combate a transfobia, lesbofobia e homofobia. Os QR codes disponíveis permitem que as usuárias acessem o texto das leis e uma lista com os contatos das delegacias do estado.
“O carnaval de Pernambuco combina com alegria, com festa, com música, com respeito. Jamais com importunação e assédio. A violência contra a mulher é inadmissível seja durante o carnaval, seja em qualquer outro momento do ano”, destaca Fernando Ribeiro Lins, presidente da OAB Pernambuco.