O segundo debate entre candidatos ao Senado aconteceu em Caruaru, na noite de ontem (15), promovido pela Rádio Cultura de Caruaru em parceria com o Diário de Pernambuco, a TV NOVA e um pool de emissoras de rádio. Os seis candidatos mais bem colocados compareceram.
Primeira colocada nas pesquisas de preferência do eleitorado, mais uma vez Teresa Leitão mostrou não apenas conhecer, mas ter opinião formada sobre os grandes temas do Senado. Alvo preferencial de adversários, não se intimidou: respondeu às perguntas com firmeza e contra-atacou, expondo fragilidades das candidaturas concorrentes.
Já na primeira pergunta a André de Paula, questionou se ele tinha noção das consequências da flexibilização do porte de armas, projeto no qual o adversário – que é vice-presidente da Câmara - votou a favor. “O crime de feminicídio aumentou pela facilidade do porte de arma”, acusou a petista. André de Paula não respondeu diretamente. Preferiu dizer que a deputada “estava mal-informada”, pois o projeto havia sido “desidratado” na Câmara.
Na vez de perguntar a Teresa Leitão, André de Paula preferiu abandonar o propósito de debater ideias para o Senado e questionou sobre a aliança com o PSB. Em resposta, a candidata a senadora enfatizou que tinha lado e tinha candidatos certos: “eu sou a senadora de Lula e sou a senadora da Frente Popular”, “meu candidato a governador é Danilo Cabral”. E cravou: “e você queria estar aqui, no meu lugar” – André de Paula lutou por meses para ser o candidato ao Senado pela Frente Popular. Como não conseguiu, se uniu a uma chapa de oposição.
Teresa avaliou o debate como mais uma boa oportunidade de apresentar aos eleitores de Pernambuco as ideias para o Senado. “Dessa vez todos os candidatos convidados compareceram e respeitaram, na maior parte do tempo, o propósito de debater pontos de vista sobre os temas da Casa Alta”.